Play List

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O HOMEM SÓ É ETERNO QUANDO SUA OBRA PERMANECE - DISSE ADEILDO PARAÍSO


Publicado no Diário de Pernambuco - 2 de março de 1989

No ano de 1989, Carlos Vilar ocupava o cargo de Administrador Adjunto do Porto do Recife, e naquele 2 de março estava em exercício do cargo de Administrador Geral, ocupando a cadeira do Dr. Milton Pires.

"Naquela época, o Sr. Adeildo Paraíso já ocupava o cargo de Presidente do Sindicato dos Estivadores do Recife, cuja categoria de trabalhadores avulsos formada por 1.100 homens, entre ativos, supletivos e aposentados reivindicavam a revogação do artigo 2º, do Decreto nº 97.535, baixado em 20 de fevereiro, daquele ano - 1989, pelo Governo Federal, e o cumprimento de dois direitos constitucionais: o salário de férias acrescido de um terço e a jornada de trabalho de 44 horas semanais.
Naquelas circunstâncias os estivadores recifenses cruzaram os braços, atendendo à orientação da Federação Nacional, com sede no Rio de Janeiro...."

Clique na imagem para ampliar e leia tudo sobre essa greve de advertência que fez com que o Porto do Recife parasse por 24 horas.



" No Porto, a greve de três categorias de trabalhadores geralmente tem o "efeito dominó" - o de agregar várias outras - , ainda que deflagrada isoladamente. Um exemplo foi a greve dos estivadores. Ontem o Porto do Recife praticamente parou, deixando dois navios à espera de carregamento e dois aguardando descarga..." Clique na imagem para ampliar, e leia o restante da reportagem.

****************

Ao postar essa matéria sobre a greve do Porto do Recife em 1989, eu quis chamar a atenção para o conhecimento profundo sobre quem foi o Administrador Carlos Vilar, no Porto do Recife, pelo o Sr. AdeiLdo Paraíso que, àquela época, 10 anos antes da campanha para Prefeito de Itapetim, já tinha um relacionamento de trabalho com o mesmo. Por isso, quando ele  manifestou o desejo de ir à minha terra, para dar o seu testemunho sobre a conduta política / administrativa de Carlos Vilar, no que pese ser, o Sr. Adeildo um homem de esquerda, cujo partido político é o PT, nos deixou muito honrados, porque a avaliação dele sobre  quem é Carlos Vilar, no Porto do Recife, tinha um peso significativo dada a isenção partidária e ideológica com que se portou, aquele cidadão, no palanque de Carlos Rêgo, o qual sempre galgou espaço, até então, através da Direita.

Ouça o discurso de Adeildo Paraíso, cujo gesto, ainda hoje, nos faz ser muito agradecidos.



"Meu caro amigo Carlos Vilar; meus amigos e Vereadores aqui presentes; meus Senhores e minhas Senhoras:

Não vim aqui a essa cidade para vestir a camisa do PMDB, nem vim aqui a essa cidade para colocar a camisa nº 15 de Carlos Vilar.
Eu vim, sim, para vestir a camisa da verdade, eu vim aqui a essa cidade para desmistificar o que disse o Sr. Deputado Humberto Costa a respeito do Senhor Carlos Vilar.

Homem esse que sempre fez da administração portuária uma casa para discussões portuárias, que sempre se portou como uma ponte erguida no abismo da discórdia. Não sou homem de jogar confete, mas sou de dizer a realidade.

Não adianta ganhar uma eleição com mentiras, porque a verdade um dia haverá de aparecer.
Não venho aqui para influenciá-los, porque sei que os senhores são conscientes do voto que vão dar, eu sei que os senhores são inteligentes para saber escolher quem vai ser o seu governo municipal.

Eu vim aqui para dizer das qualidades que tem o Senhor Carlos Vilar, porque o nosso País, o nosso Estado e os nossos municípios não precisa mais de políticos que ficam em cima de palanques com plavras enganosas. Em cima de palanques, os nossos municípios precisam de administradores, e isso é o que foi Carlos Vilar no Porto do Recife.

Os nossos municípios precisam de pessoas sérias para que os administrem, porque o homem só é eterno quando sua obra permanece. O homem só é eterno quando faz como Carlos Vilar, sua obra tá lá, no Porto, um porto moderno, modificado na sua administração.

Não estou aqui para jogar confete, mas estou aqui em campanha pela verdade sobre o que representa Carlos Vilar para Pernambuco. E tenho certeza, senhores, de que vocês são pessoas sérias, saberão em quem votar, porque o que essa cidade precisa é de pessoas que vocês possam eleger e amanhã não possam se arrepender.

Sei do trabalho que fz a Primeira Dama neste município, e ela vai continuar fazendo, que é a esposa de Dr. Carlos Vilar.
O que nossa sociedade precisa é de educação, senhores! Não há necessidade de alguns candidatos, simplesmente, virem aqui e colocarem alguma posição de direita ou de esquerda, vocês não estão no trânsito, e sim, numa cidade.

O que essa cidade precisa é de educação, saúde, moradia e emprego. Porque a ideologia chega na cabeça e passa pelo estômago, e vocês de estômago vazio não poderão fazer nada.
Maior do que as minhas palavras serão vocês que irão votar neste cidadão.

Aqui está o meu testemunho presente, igual ao que dei na televisão, aquilo não era uma montagem, era eu mesmo em carne e osso.

Muito obrigado."

Nenhum comentário: